Notícias

Antidopagem

ABCD atualiza protocolo de atuação durante período de pandemia

publicado: 30/03/2020 15h06, última modificação: 30/03/2020 15h37
Entidade tornou disponíveis os formulários digitais de consulta para assuntos antidopagem

Após a decisão de adiamento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020, anunciada na última semana pelo COI e CO Tóquio 2020, a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem informa que manterá o máximo possível suas atividades antidopagem que estiverem de acordo com as orientações da Agência Mundial Antidopagem durante o período da pandemia da CONVID19.
  

Em paralelo, a ABCD analisará o cenário dia a dia, conforme o desenvolvimento dessa situação crítica e de calamidade sanitária e social, para melhor adequar seu planejamento anual.


A ABCD buscará manter as comunicações mais frequentes, seja por meio de Notas pontuais como essa, Boletim ABCD mensal e postagens semanais nas redes. Acompanhe, divulgue informações e contribua para o #JOGOLIMPO.


Aproveite e confira os novos formulários de consulta para assuntos antidopagem. Simples e fácil, eles só exigem que o internauta clique, preencha e envie. A resposta será processada o mais breve possível pela Equipe da ABCD.



» Para assuntos de educação antidopagem, clique aqui 


Para assuntos de controle de dopagem, clique aqui 


» Para assuntos de Gestão de Resultados (após uma notificação), clique aqui


» Para assuntos do Sistema (ADAMS - exclusivo atletas), clique aqui 

Reforçamos que a essência da antidopagem é proteger os atletas e garantir seu direito de competir em um campo saudável, limpo e justo. Assim, é importante que os atletas mantenham os dados atualizados no Sistema ADAMS, principalmente em caso de alteração nos planos de treinos ou cancelamento de eventos.

Também é fundamental que o Atleta e seu médico solicite formalmente a Autorização de uso Terapêutico caso seja necessário utilizar algum medicamento com qualquer substância da lista proibida. É importante destacar que via de regra o uso está autorizado somente após a concessão da AUT. As orientações e formulários estão disponíveis aqui. A solicitação deve ser enviada para o e-mail: aut@abcd.gov.br.




Para outras informações, acesse @EsporteGovBR e www.abcd.gov.br

Fonte: Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem