Notícias

NOTÍCIAS

ABCD lança nova marca alinhada à Agência Mundial Antidopagem

publicado: 09/07/2019 18h16, última modificação: 02/12/2019 18h47

Para reforçar a evolução do trabalho realizado pela Autoridade Brasileira Controle de Dopagem (ABCD), vinculada à Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, foi lançada na tarde desta terça-feira (09.07), em Brasília, a nova marca do órgão. O secretário especial do Esporte, Décio Brasil, apresentou o símbolo que busca o alinhamento à filosofia da Agência Mundial Antidopagem, por meio da união, conexão e igualdade entre os atletas. 

“A nova marca vai no caminho do que o governo atual propõe, de transformação e de enaltecimento de valores. Aqui procuramos fortalecer ainda mais a ABCD e ampliar a nossa campanha Jogo Limpo, com atletas limpos e esporte limpo”, destacou.

A ABCD se dedica em consolidar a consciência antidopagem no esporte brasileiro e defende o direito dos atletas de participarem de competições livres de quaisquer formas de dopagem. Já foram investidos (de 2014 até 2018) R$37,9 milhões na implementação e no desenvolvimento da Política Nacional de Controle de Dopagem e 223 mil pessoas, entre atletas, técnicos e profissionais do esporte, participaram de ações educacionais.

Para o secretário substituto e diretor técnico da ABCD, André Siqueira, um dos principais objetivos do órgão é zelar pela ética no esporte. “O nosso trabalho está em preservar a saúde do atleta e a saúde do esporte. Neste ano, temos um novo tripé de fundamentação que se baseia na informação, educação e prevenção. A nova marca dá início também ao nosso novo caminho”, ressaltou. O lançamento contou também com a presença da ex-atleta e secretária indicada da ABCD, Luísa Parente.

 

A marca
Mantendo a representatividade proposta por Pierre de Coubertin, a marca tem as cores que estão nos anéis olímpicos, azul, amarelo, verde, preto e vermelho, representando a união de todos os países. Também estão presentes dois elementos simbólicos: as órbitas irregulares, que dão dinâmica, movimento e modernidade; e os círculos, com uma sequência multicolorida já conhecida, a dos anéis olímpicos, estes que remetem a conceitos como força, garra e energia e representam a ação presente em toda modalidade esportiva.

 

Jéssica Barz
Ascom – Ministério da Cidadania