Notícias

Aviso de Pauta

Aos 50 anos, competições escolares ganham aprimoramento no país

publicado: 18/12/2019 11h27, última modificação: 18/12/2019 11h27
Sistematização do evento será resultado de parceria entre o governo federal, Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, e o secretário especial do Esporte, Décio Brasil, celebram, nesta quarta-feira (18/12), às 14h, em Brasília, os 50 anos dos Jogos Escolares Brasileiros e anunciam a iniciativa para o aprimoramento do sistema de competições escolares, a partir de 2020. A sistematização dos Jogos Escolares será fruto da parceria do governo federal com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), e os governos estaduais e municipais.
 
O objetivo do governo federal é propor, desenvolver e implementar um sistema integrado de esporte escolar que seja inclusivo, educativo, colaborativo e sustentável para a organização das competições escolares de todo o Brasil. As mudanças visam nortear a participação e a atuação das entidades públicas e privadas envolvidas nesse sistema, buscando o aprimoramento das competições escolares nos âmbitos municipal, estadual e nacional.
 
Os jogos contribuem com a difusão do esporte e de seus valores, incluindo o combate ao sedentarismo e reduzindo a exposição de crianças e adolescentes às drogas e à criminalidade.
 
O aprimoramento das competições no âmbito escolar e nos níveis municipal, estadual e nacional é uma das metas do Plano Nacional do Desporto, aprovado neste ano pelo Conselho Nacional do Esporte.
 
Serviço – Novos Jogos Escolares Brasileiros
Data: 18.12.2019
Hora: 14h
Local: Auditório principal da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania
Endereço: SIG quadra 4, lote 83, bloco C – Brasília (DF)

Mais informações
Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial do Esporte – Ministério da Cidadania
Tel.: (61) 3217-1875
E-mail: imprensa.esporte@cidadania.gov.br
www.esporte.gov.br