Notícias

Aviso de pauta: Ministro do Esporte participa do 1º Festival de Jogos Etnocultural de Roraima

publicado: 22/01/2018 17h13, última modificação: 22/01/2020 18h13
avisodepauta_700.png

O ministro do Esporte, Leandro Cruz, participa na próxima segunda-feira (21), da abertura do 1º Festival de Jogos Etnocultural de Roraima. A cerimônia será, às 18h, na Comunidade Indígena de Manoá, distante cerca de 90 quilômetros de Boa Vista.

 

A competição será realizada até o dia 26 de maio. Organizado pela Prefeitura de Bonfim, o campeonato conta com o apoio da Fundação Nacional do índio (Funai) e do ministério, que investiu R$ 947 mil no evento, por meio de um convênio firmado com a prefeitura.

 

De acordo com a organização do evento, estão confirmados atletas indígenas dos municípios de Bonfim, Amajarí, Alto Alegre, Iracema, Pacaraima, Normandia, Cantá, Caroebe, Boa Vista, Uiramutã e também a presença de indígenas venezuelanos. A expectativa é de que o I Festival de Jogos Etnocultural de Roraima reúna 1.500 participantes, das etnias de Macuxi, Taurepang, Wapichana, Ingarikó, Patamona, Sapará, Yanomami, Wamiri Atroari, Waiwai.

 

Serão realizadas competições tradicionais indígenas, como arco e flecha, lutas corporais, cabo de guerra, corrida com tora, arremesso de lança, além de disputa individuais e coletivas nas modalidades de atletismo, vôlei, futsal e futebol de campo. Além das provas esportivas, o evento vai contar com apresentações de danças, exposição de artesanato indígena, comidas típicas e palestras educacionais.

 

Assessoria de Comunicação Social - Ministério do Esporte
Ministério do Esporte
Luiz Roberto Magalhães: (61) 99211-1311
Telefone: (61) 3217-1875
E-mail:
www.esporte.gov.br
www.rededoesporte.gov.br
Facebook: @MinisteriodoEsporte e @RedeNacionalDoEsporte
Twitter: @minesporte e @RedeDoEsporteBr