Notícias

Notícias

Brasil e Peru trabalharão para intensificar parceria esportiva depois dos Jogos Lima

publicado: 26/08/2019 16h02, última modificação: 02/12/2019 18h47

O secretário especial do Esporte do Ministerio da Cidadania, Décio Brasil, representante do governo brasileiro nos Jogos Parapan-Americanos Lima 2019, acompanhado do embaixador do Brasil no Peru, Rodrigo Baena, esteve reunido nesta segunda-feira (26.08), em Lima, com o presidente do Instituto Peruano del Deporte (IPD), Sebastián Suito.

Décio e Sebastián trocaram informações sobre os programas que os dois países desenvolvem no esporte e o dirigente peruano conheceu mais detalhadamente incentivos federais brasileiros ao esporte, como o Bolsa Atleta, a Lei de Incentivo ao Esporte e a Lei Agnelo/Piva.

Em português fluente, Sebastián, que estudou por cinco anos em Natal, quando cursou comunicação social na UFRN entre 1995 e 2000, elogiou os incentivos esportivos brasileiros e creditou a essas ações o sucesso do país nos megaeventos esportivos internacionais.

Foto: Francisco Medeiros/ Ministério da Cidadania

O presidente do IPD disse esperar que Peru e Brasil estreitem a parceria entre os dois países para desenvolver o esporte nas duas nações. “O esporte não é apenas a conquista de medalhas. Se pensarmos só nisso, diminuímos o caráter de formação do cidadão. O Brasil entendeu isso muito bem e é por isso que vocês hoje são uma potência mundial no esporte”, ressaltou Sebastián Suito. “Esperamos que esse intercâmbio com o Brasil, minha segunda casa, possa ajudar o Peru a encurtar a curva de aprendizagem no processo de desenvolvimento do esporte em nosso país”, prosseguiu.

“A reunião foi muito importante para essa troca de experiências. Temos um acordo firmado em 2007 com o Peru, que devemos rever e ampliar, e estamos animados com as parcerias que podem sair deste encontro”, disse Décio Brasil, que retorna esta noite ao Brasil, após cinco dias de agenda relativas aos Jogos Parapan-Americanos Lima 2019.

“A visita do secretário Décio Brasil é importante para que tenhamos um relacionamento ainda mais estreito com o Instituto Peruano Del Deporte. Nossa relação bilateral é das mais significativas. Temos uma relação muito estreita em vários campos, como o comercial, cultural e turístico, e o esportivo ganhará esse impulso com a visita do secretário”, ressaltou o embaixador Rodrigo Baena. 

Confira a cobertura completa do Parapan na Rede do Esporte:

 

Luiz Roberto Magalhães, de Lima, no Peru – Ascom – Ministério da Cidadania