Notícias

Alemanha

Brasil pleiteia presença nas próximas edições da ISPO Munique de verão, na Alemanha

publicado: 29/01/2020 12h31, última modificação: 29/01/2020 13h26
Versão voltada para esportes praticados em clima quente será promovida em julho

A edição de verão da feira ISPO Munique, na Alemanha, será realizada no próximo mês de julho. Com a intenção de inserir o Brasil na versão da maior feira de inovação esportiva do mundo voltada para os esportes praticados em clima quente, o secretário Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Décio Brasil, se reuniu com os diretores da exposição Jeannette Loss, Markus Hefter e Cristoph Rapp.

“É nesse evento que temos total interesse em participar e mostrar a potência esportiva que é o Brasil, principalmente no que se refere aos esportes de verão, visto que o nosso clima propicia a prática. Além disso, poderemos expandir as relações com os diversos países que expõem e passam por aqui”, explicou Décio Brasil.

 

Secretário Décio Brasil durante reunião com diretores da ISPO Munique. Foto: Jéssica Barz/Ministério da Cidadania



A capital da Bavária recebe até esta quarta-feira (29.01) a versão de inverno da ISPO. Na edição 2020, estão presentes 2,8 mil expositores de 56 países. A expectativa é de que 80 mil pessoas passem pelo local durante os dias da feira. Durante a exposição, o secretário Décio Brasil participa de reuniões bilaterais para estreitar as relações entre os dois países a fim de uma aproximação econômica e de investimentos no setor esportivo.

Jeannette afirmou estar feliz em receber a delegação brasileira e demonstrou total apoio em ter uma exposição do país na feira. Além disso, ainda acenou a possibilidade de levar uma ISPO ao Brasil. “Levar uma feira ao país requer um pouco mais de tempo, mas o Brasil é um país excelente e vemos o momento de crescimento que é propício para investimento. Queremos o Brasil na nossa feira, pois somos a maior feira esportiva do mundo e, aqui, podemos colocar o país em negociações de outro patamar do setor esportivo”, disse.

A delegação brasileira em Munique formada pelos deputados federais Julio Cesar Ribeiro, Ossesio Silva, Roberto Alves, o representante da APEX, Antônio Caputo, a representante da Embratur, Katja Becker, também participou da reunião.

Japão e Portugal
Durante o evento, Décio Brasil ainda conversou com as delegações de Portugal e do Japão para entender a participação dos países na feira e trocar experiências no setor esportivo. O secretário conversou com os secretários de Internacionalização de Portugal, Eurico Brilhante Dias, e da economia, João Correia Neves, estavam presentes.

Quanto ao Japão, Décio Brasil conversou com o associado sênior da ISPO, Takaya Miyoshi, para tratar dos Jogos Pan-Americano Master, que acontecem em setembro deste ano no Rio de Janeiro, e do Mundial Master 2021, sediado no Japão. A ideia é utilizar o esporte como uma ferramenta de fomento ao turismo, aproveitando a movimentação que as competições promovem. Décio afirmou que o Brasil tem interesse no trabalho conjunto e que espera a presença dos japoneses na competição.

Fórum Mundial de Futebol
Em julho, na China, será realizada a segunda edição do Fórum Mundial de Futebol. O representante da China National Sports Group (Grupo Nacional de Esportes da China), Randy Zhalong, conversou com o secretário Décio Brasil, por meio de videoconferência, com o intuito de levar os conhecimentos do Brasil para o Fórum.

Segundo Zhalong, ter o Brasil como participante é de fundamental importância visto a referência que o país representa no âmbito do futebol.

Décio Brasil reconheceu o potencial da modalidade e falou das parcerias que já existem no setor entre os dois países. A participação no Fórum ainda será analisada. “Temos uma troca esportiva muito produtiva com a China. Técnicos de tênis de mesa e ginástica - modalidades que eles têm expertise, já estão no Brasil auxiliando nossos atletas. Nós somos responsáveis por levar nosso conhecimento no futebol para lá”, explicou.

Jéssica Barz, de Munique, Alemanha
Ascom – Ministério da Cidadania