Notícias

Brincando com Esporte

Brincando com Esporte movimenta férias escolares em Betânia do Piauí

publicado: 30/01/2020 15h20, última modificação: 06/02/2020 11h33
As atividades envolveram 200 crianças e adolescentes durante todo o mês de janeiro

As atividades do Brincando com Esporte movimentaram as férias escolares de crianças e jovens do município de Betânia do Piauí. Além de proporcionar diversão e lazer, o projeto é a oportunidade para os jovens terem uma vivência social, criar novos círculos de amizades e afastar os pequenos do isolamento social que por vezes surge do uso intenso de celular, videogame e televisão.

Programa Brincando com Esporte atende 200 crianças na cidade do interior do Piauí. Foto: Divulgação

 

Desenvolvido por meio de parceria entre a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania e a prefeitura Municipal de Betânia do Piauí, o projeto atende 200 crianças e jovens com idade entre seis e 16 anos. No mês de janeiro, as atividades começaram no dia 6 e seguiram até sexta-feira (31.01). É a segunda vez que a cidade recebe o projeto. A primeira foi durante as férias de julho de 2019.

“Estamos desenvolvendo todas as atividades da programação. Foi um ganho extraordinário promover o Brincando com Esporte no município, porque a nossa cidade é pequena e tem poucas opções de diversão para crianças e jovens, principalmente no período de férias”, ressaltou Cláudio Meireles Martins do Nascimento, coordenador de Projetos e Programas municipais de Betânia.

Localizado a cerca de 500 km da capital Teresina, o município conta com cerca de 6 mil habitantes. Em 2020, os alunos tiveram a oportunidade de praticar atividades físicas em diferentes modalidades, como futsal, basquete, vôlei, judô, capoeira, ginástica, caminhada, jogos lúdicos e de tabuleiro, além de atividades de artesanato e passeios.

“Foi um ganho extraordinário promover o Brincando com Esporte. A nossa cidade é pequena e tem poucas opções de diversão para as crianças e jovens, principalmente no período de férias escolares”

Cláudio Meireles, coordenador

“A adesão foi tão grande que crianças de outros municípios vieram passar as férias na cidade na casa de parentes para participar. A melhor satisfação é ver a alegria das crianças nas brincadeiras”, disse Cláudio. 


O Brincando com Esporte tem a missão de suprir o tempo ocioso de crianças e jovens durante os períodos de férias de forma produtiva e saudável, visando sempre a melhor qualidade de vida para os participantes e gerando cidadania.

Com investimento de R$ 4.821.898,39 da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, o Brincando com Esporte conta com 19 parcerias vigentes, em 19 municípios, com 45 núcleos. Ao todo, são beneficiadas 18 mil crianças e adolescentes.

“Temos atividades no ginásio poliesportivo e no Estádio Municipal. O projeto conseguiu cativar tanto as crianças que os pais falam que quando é para ir para a escola elas geralmente têm dificuldade para acordar cedo, mas quando é para ir para as atividades do Brincando com Esporte elas acordam sem dificuldade e ansiosas para brincar”, disse o diretor de projetos.

Foto: Divulgação

 

Para promover o Brincando com Esporte, a prefeitura adquiriu o material de trabalho: bolas de futebol, de vôlei, de futsal, de basquete, além de redes de vôlei e de campo, quimonos, kits para capoeira, tatame, colchonetes, materiais para artesanato, jogos de dama e xadrez. Durante as atividades as crianças recebem também sucos, biscoitos e frutas.

“As atividades fizeram com que as crianças se tornassem mais interessadas pela prática esportiva e pela disciplina. O município gostou tanto que o gestor municipal se comprometeu a dar continuidade ao projeto, porque o mais importante era a aquisição dos materiais e já compramos. Temos o material e o município vai dar continuidade por conta própria ao projeto nas férias do meio do ano”, finalizou.

Breno Barros, Ascom – Ministério da Cidadania