Notícias

NOTÍCIAS

CBDU é homenageada pelos 80 anos em sessão na Câmara dos Deputados

publicado: 15/08/2019 15h28, última modificação: 02/12/2019 18h48

Responsável pela gestão e organização das competições e eventos esportivos entre universitários de todo país, a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) completa neste mês 80 anos de atuação. Em comemoração, foi realizada uma Sessão Solene na Câmara dos Deputados na manhã desta quinta-feira (15.8), proposta pelos deputados federais Júlio Cesar Ribeiro e Luiz Lima, que contou com a presença do secretário especial do Esporte, Décio Brasil, e do secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Washington Cerqueira. Atletas de várias modalidades encheram o plenário Ulysses Guimarães e receberam homenagens das autoridades presentes. A CBDU é a entidade de administração do desporto universitário brasileiro. 

Secretário Décio Brasil. Foto: Francisco Medeiros/ Ministério da Cidadania

Para o secretário Décio Brasil, a CBDU tem um importante trabalho diante da formação de atletas e do fomento ao esporte. "Para compor esse quadro de atletas brasileiros que muito nos orgulha, é preciso um trabalho em conjunto e a união de entes que compõem o setor esportivo, e a CBDU desempenha um papel fundamental em uma das fases mais importantes para o desenvolvimento dos nossos atletas, que é a juventude", afirmou o secretário.

O ex-jogador de futebol e hoje secretário Washington Cerqueira lembrou da boa atuação da delegação brasileira na última Universíade. "O Brasil foi com uma delegação menor e saiu com a melhor colocação da história no 30º Universíade de Verão, em Nápoles (Itália), neste ano. Isso demonstra a qualidade dos nossos atletas. A Secretaria Especial do Esporte, por meio da SNELIS, destinou R$ 3,3 milhões para a CBDU, em apoio à participação da delegação brasileira. Estamos muito orgulhosos dos resultados obtidos", disse.

O atual presidente, Luciano Cabral, agradeceu aos deputados proponentes por prestarem a homenagem e demonstrarem a importância do papel da CBDU. Em nome dos atletas, a ex-jogadora de futsal Tatiana Mendes parabenizou a confederação e lembrou que no último mundial de futsal feminino, 100% da delegação brasileira era universitária. "O esporte universitário é a base dos atletas e se transformou também em um esporte de rendimento. Cria não só jogadores, mas também cidadãos", acentuou.

Ainda estiveram presentes na Sessão Solene o diretor-geral do Comitê Olímpico do Brasil, Rogério Sampaio, o deputado distrital Martins Machado, o vice-presidente da CBDU, Alim Maluf Neto, e o coordenador-geral do Bolsa Atleta do Ministério da Cidadania, Mosiah Rodrigues.

Foto: Francisco Medeiros/ Ministério da Cidadania

Jéssica Barz – Ministério da Cidadania