Notícias

Notícias

Centro de Pesquisas em Políticas Públicas de Esporte e Lazer é lançado no Paraná

publicado: 08/05/2019 17h57, última modificação: 02/12/2019 18h47

Um seminário marcou, nesta quarta-feira (08.05), o lançamento do Centro de Pesquisas em Políticas Públicas de Esporte e Lazer da Rede CEDES do Estado do Paraná. Sediado na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, o projeto tem o objetivo de conhecer e analisar a atual estrutura das políticas públicas sobre a temática no estado, a partir das ações vinculadas à gestão, aos programas e à memória, de forma a registrar um avanço qualitativo das pesquisas na área. 

O novo centro integra a Rede CEDES, programa da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis), da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. A iniciativa reúne Instituições de Ensino Superior de todas as regiões brasileiras para o desenvolvimento de pesquisas de esporte e lazer. O objetivo é qualificar as políticas públicas do setor, com apoio a pesquisas que contribuem com o aperfeiçoamento da gestão do esporte.

O diretor do Departamento de Desenvolvimento e Acompanhamento de Políticas e Programas Intersetoriais de Esporte, Lazer, Educação e Inclusão Social (Dedap), Angelo Roger, participou da abertura do seminário de lançamento do centro no Paraná. “Consideramos o Programa Rede CEDES como um dos mais importantes de nossa Secretaria porque fomenta ações de educação e inclusão social por meio do esporte e lazer, duas ferramentas fundamentais principalmente para a formação do cidadão”, declarou.

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

O Centro de Pesquisa do Paraná agora faz parte de um total de 26 centros em desenvolvimento no país. “Assim alicerçamos uma abrangência territorial que faz da Rede CEDES a maior Rede de Pesquisa sobre Políticas de Esporte e Lazer do Brasil e da América Latina”, completou Angelo Roger.

Ascom – Secretaria Especial do Esporte