Notícias

Jogos Escolares da Juventude

Cerimônia de abertura dos Jogos Escolares da Juventude contagia o público em Blumenau (SC)

publicado: 17/11/2019 11h10, última modificação: 17/12/2019 19h01

Agora é para valer! Em cerimônia realizada neste sábado, 16.11, no ginásio Galegão, em Blumenau (SC), foram abertos os Jogos Escolares da Juventude, principal competição estudantil do país, que reúne 4.998 atletas, de 14 modalidades esportivas, nas categorias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos. O evento contou com a presença do Secretário Nacional de Alto Rendimento do Ministério da Cidadania, Emanuel Rego, além do po presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderley, e do prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt.

 

"Para mim os Jogos Escolares representam a construção dos principais valores que a gente pode conter na personalidade das pessoas, do cidadão, expressos na união da escola com o esporte. A abertura sempre une muitos dos entes políticos que produzem a política pública do esporte, como atletas, COB, município, estado e governo federal. No nosso caso, do governo federal, a gente participa sempre porque é ali que a gente começa a conduzir as políticas públicas, em especial a partir do Bolsa Atleta", disse Emanuel Rego.

 

18112019_emanuel-700x466.jpeg
O Secretário Nacional de Alto Rendimento do Ministério da Cidadania, Emanuel Rego, participou da cerimônia de abertura. Foto: Ana Patrícia/Inovafoto/COB

 

A cerimônia começou com a entrada do Ginga, mascote do Time Brasil, e com uma apresentação da Companhia de Dança Millennium, de Itajaí (SC), sobre as novas modalidades do programa olímpico (beisebol, escalada esportiva, karatê, skate e surfe).

 

Depois, um dos momentos mais aguardados pelos atletas: o desfile das 27 delegações, carregando as bandeiras de seus estados. Após o Hino Nacional, o presidente do COB, Paulo Wanderley Teixeira abriu oficialmente os Jogos.

 

"Desfrutem ao máximo dessa oportunidade que vocês estão recebendo. É uma experiência única para competir em alto nível e expandir seus horizontes, aproveitando a programação educativa que estamos oferecendo. Quanto aos professores, fica aqui o meu agradecimento. Vocês são fundamentais na vida desses atletas e terão dias intensos pela frente."

 

17112019_honorato.jpg
Vice-campeão olímpico no judô, Carlos Honorato acendeu a pira em Blumenau. Foto: O Secretário Nacional de Alto Rendimento do Ministério da Cidadania, Emanuel Rego, participou da cerimônia de abertura. Foto: Ana Patrícia/Inovafoto/COB

 

Vice-campeão olímpico no judô, Carlos Honorato acendeu a pira em Blumenau. Foto: O Secretário Nacional de Alto Rendimento do Ministério da Cidadania, Emanuel Rego, participou da cerimônia de abertura. Foto: Ana Patrícia/Inovafoto/COBVice-campeão olímpico no judô, Carlos Honorato acendeu a pira em Blumenau. 

 

Na sequência, Thaynara Alves, campeã e recordista catarinense de salto em distância (sub-14), e Enaldo Batista de Souza, árbitro internacional de basquete, comandaram o juramento. E, para encerrar, os Embaixadores dos Jogos Escolares (Francisco Barretto, Silvio Predis, Kamila Barbosa, Rodrigo Sacramento, Bruno Souza e Carol Mendonça) participaram do revezamento da tocha. Coube a Carlos Honorato, vice-campeão olímpico de judô em Sydney 2000, acender a pira dos Jogos. Neste domingo, 17.11, serão disputadas as primeiras competições das seguintes modalidades: basquete, handebol, judô e wrestling. A entrada é franca em todos os locais de competição.

 

z17112019_infografico-700x990.jpg

 

Fonte: Comitê Olímpico do Brasil