Notícias

Notícias

Com foco na ciência do esporte, Ministério do Esporte investe na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

publicado: 26/11/2018 17h12, última modificação: 02/12/2019 18h47

O Diário Oficial da União (DOU) publicou, nesta segunda-feira (26.11), o extrato de execução descentralizada entre o Ministério do Esporte e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A União vai investir R$ 3.122.164,71 na modernização do Grupo de Laboratórios Associados (GLAss) do Centro de Educação Física e Desportos da instituição.

Nos últimos anos, o Ministério do Esporte vem investindo em ciência e tecnologia no esporte. A pasta, por exemplo, já destinou R$ 1,2 milhão no Centro de Pesquisa em Ambiente Simulado, também na UFSM, para oferecer um ambiente semelhante ao que os atletas encontrarão em diferentes países, como forma de preparação e adaptação, além de realizar teste de desempenho de trajes, medicamentos e materiais esportivos.

Também na Universidade Federal de Santa Maria, o centro conta ainda com o Laboratório de Hipoxia e Ambiente Limpo, que auxilia atletas com doenças respiratórias ou alérgicas, e de Nutrição Experimental, responsável por testar os componentes nutricionais necessários ao atleta em cada tipo de ambiente, calculando o melhor uso, por exemplo, de suplementos e da hidratação.

Ascom – Ministério do Esporte