Notícias

NOTÍCIAS

Comitiva interministerial visita núcleo do PROFESP na Ala 1, em Brasília

publicado: 29/05/2019 14h02, última modificação: 02/12/2019 18h48

As crianças atendidas pelo Programa Forças no Esporte (PROFESP) da Ala 1 (Base Aérea), em Brasília, receberam uma visita especial nesta terça-feira (28.05). Uma comitiva formada por integrantes dos Ministérios da Defesa, da Cidadania e da Economia, além de parlamentares, conheceu as atividades oferecidas às 181 crianças, de 7 a 12 anos. Eles assistiram à interação dos alunos com a banda de música da Ala 1 e acompanharam algumas das atividades esportivas. Ao lado do diretor do Departamento de Desporto Militar do Ministério da Defesa, general Jorge Antonio Smicelato, a secretária executiva do Ministério da Cidadania, Tatiana Alvarenga, e o chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS), Sidney Cavalcante, participaram da visita. 

O PROFESP é destinado ao atendimento de crianças e jovens a partir de 6 aos 18 anos de idade que estão em situação de vulnerabilidade social. Por meio de organizações militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, em parceria com o Ministério da Cidadania e outros, são disponibilizadas instalações e equipamentos esportivos e paradesportivos, infraestrutura e logística. O objetivo do programa é promover a valorização pessoal, fortalecer a integração social e reduzir riscos sociais de beneficiados, por meio do acesso à prática de atividades esportivas inclusivas.

"Estou muito feliz em fazer parte desse governo que investe tanto em nossas crianças e adolescentes. É muito gratificante ver as crianças ostentando um sorriso no rosto, e tendo a oportunidade de um crescimento sadio. A SNELIS não medirá esforços para apoiar sempre esse programa", afirma Sidney Cavalcante.

"É importante ressaltar que além das atividades esportivas orientadas, aula de instrumentalização e atividades recreativas, há espaço para o reforço escolar, com a atuação dos professores da Escola Classe Ipê, localizada no Núcleo Rural do Núcleo Bandeirante”, ressaltou o General Smicelato. O programa oferece também acompanhamento com dentistas da Odontoclínica da Aeronáutica de Brasília e palestras sobre higiene bucal. Atualmente a Ala 1 atende 181 crianças do 2º ao 5º ano do nível fundamental 1 da escola. 

O PROFESP está presente em 117 localidades de todos os estados e do Distrito Federal, inclusive no Arquipélago de Fernando de Noronha (PE) e em comunidades indígenas no interior da Amazônia. No total são atendidas cerca de 29 mil crianças.

 

SNELIS - Ministério da Cidadania