Notícias

Notícias

Décio Brasil participa em São Paulo do Fórum Nacional dos Secretários de Esportes

publicado: 21/08/2019 20h44, última modificação: 02/12/2019 18h47

A integração de Esporte, Cultura e Desenvolvimento Social e as ações de descentralização para levar políticas públicas a todas as regiões do país foram temas debatidos pelo secretário especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Décio Brasil, no primeiro dia do Fórum Nacional dos Secretários de Estado de Esportes, nesta quarta-feira (21.08), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. A abertura do encontro teve a presença do governador João Dória.

Décio Brasil fez uma apresentação aos gestores estaduais sobre a estrutura do Ministério da Cidadania e os programas da Secretaria Especial do Esporte. Também deu detalhes sobre a distribuição dos recursos das loterias federais para os vários entes do Sistema Nacional do Esporte, incluindo as secretarias estaduais, e defendeu a descentralização da Lei de Incentivo ao Esporte.


“Estamos trabalhando para ampliar a utilização da Lei de Incentivo, que hoje está muito concentrada nas regiões Sul e Sudeste, e atender a mais projetos educacionais e de participação. Junto a ações como a Estação Cidadania e o Município Mais Cidadão, queremos levar esporte e programas socioculturais a todas as regiões do país”, afirmou Décio Brasil.
A necessidade de procurar parcerias com empresas privadas foi destacada pelo governador João Dória: “Precisamos enfrentar o problema da queda de arrecadação nos estados e municípios, da falta de recursos orçamentários. Contamos com as leis estaduais e federais de incentivo por meio de renúncia fiscal, mas também temos que usar criatividade para obter investimentos privados diretos, que costumam produzir bons resultados”. Foto: Francisco Medeiros/Ministério da CidadaniaFoto: Francisco Medeiros/Ministério da Cidadania

 

Jornada Esporte Cidadão


O secretário especial do Esporte anunciou para os dias 5 e 6 de setembro, em Fortaleza, o início de um projeto dirigido a gestores públicos de todo o país: “Criamos a Jornada Esporte Cidadão, que vai levar aos estados e aos municípios orientações para executarem programas e buscarem a participação da iniciativa privada via Lei de Incentivo ao Esporte”.
Após a apresentação, Décio Brasil respondeu a perguntas de vários secretários. Ao se dirigir ao anfitrião, Aildo Rodrigues Ferreira, secretário estadual de São Paulo, revelou a intenção de levar uma edição do Fórum Nacional para Brasília. “Esta é uma grande oportunidade de discutir demandas, programas e ações para fomentar o esporte. Vamos fortalecer esse fórum”, disse o secretário especial do Esporte.


Nesta quinta-feira (22.08), haverá palestras de nomes como Rogério Sampaio, judoca campeão olímpico em Barcelona 1992 e diretor-geral do Comitê Olímpico do Brasil (COB), e Ary José Rocco Júnior, professor da Escola de Comunicações da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Também será realizada eleição para definir a diretoria do Fórum.

 

Paulo Rossi – Ministério da Cidadania, de São Paulo