Notícias

Notícia

Delegação do Irã visita o Ministério do Esporte

publicado: 18/11/2018 00h00, última modificação: 17/01/2020 11h52
ira_monique1.jpg

oto: Monique Damásio/ME

O secretário executivo do Ministério do Esporte, Fernando Avelino, recebeu nesta quinta-feira (18.10) parlamentares do Grupo de Amizade Irã-Brasil, da Assembleia Consultiva Islâmica do Irã, composto pelos deputados Abdolreza Azizi, presidente do Grupo de Amizade, Reza Shiran Khorasani e Rouhollah Babaeisaleh. Participaram também da reunião o deputado federal brasileiro Evandro Romam (PSD-PR), presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Irã; o empresário iraniano Massoud Jafari; a diretora da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor do Ministério do Esporte, Lara Denger; o chefe de Gabinete, Antônio José Chatack Carmelo; o assessor especial Marcos Tenório; o chefe da Assessoria Internacional, George Torquato Firmeza; e o diretor da Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Diego Tonietti.

 

Na ocasião, o secretário executivo Fernando Avelino apresentou aos visitantes as metas e a política desenvolvida pelo ministério brasileiro para estimular a pratica do esporte no país e ressaltou a disposição do governo federal em incrementar o intercâmbio esportivo entre o Brasil e o Irã.

 

Abdolreza Azizi agradeceu a possibilidade do encontro, destacando a relação cordial entre os dois países e o crescimento das relações comerciais entre os dois países.

 

Futebol

 

A representante da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Lara Denger, apresentou um vídeo sobre a formação esportiva de crianças brasileiras em uma escolinha de futebol e ofereceu a ajuda do ministério para promover o intercâmbio entre clubes de futebol do Brasil e do Irã.

 

Durante a reunião, foi lembrado que o futebol é um esporte que desperta grande interesse dos persas e que uma das equipes de futebol mais populares no Irã, o Sanat Naft Football Club, é conhecido como "Brasil do Irã", já que usa uniforme igual ao da seleção brasileira. Existem atualmente três jogadores brasileiros na equipe principal do Sanat Naft: Augusto, de Porto Alegre (RS); Magno Batista da Silva, de Coruripe (AL); e Luciano Pereira Mendes, conhecido como Chimba, de Salvador (BA).

 

Clóvis Souza - Ministério do Esporte