Notícias

NOTÍCIAS

Deputado federal Luiz Lima e presidente da Riotur visitam Parque Olímpico da Barra

publicado: 03/08/2019 01h33, última modificação: 02/12/2019 18h48

 

Secretário especial adjunto, Marco Aurélio Araújo, e deputado federal Luiz Lima (D) na quadra central do Centro Olímpico de Tênis, que já recebeu também jogos de futebol soçaite e de vôlei de praia - Foto: Paulo Rossi/Ministério da Cidadania

O Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro, recebeu nesta sexta-feira (02.08) visitas de duas autoridades interessadas em colaborar com a gestão do legado olímpico. O deputado federal Luiz Lima (PSL-RJ) e o presidente da Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur), Marcelo Alves, foram conhecer os planos da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, que finaliza a elaboração da estrutura administrativa para substituir a Autoridade de Governança do Legado Olímpico (AGLO), extinta em 30 de junho.

Ex-nadador olímpico e secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento durante um ano, entre 2016 e 2017, Luiz Lima se reuniu pela manhã com o secretário especial adjunto do Esporte, Marco Aurélio Araújo, e visitou os ginásios geridos pelo governo federal no Parque Olímpico da Barra – Arenas Cariocas 1 e 2, Velódromo e Centro Olímpico de Tênis. Araújo explicou para o deputado como deve funcionar o novo órgão, que vai atuar na operação e na manutenção das arenas: “Teremos uma equipe enxuta para exercer as funções de operação, enquanto as atividades-meio serão realizadas pelo Ministério da Cidadania e o trabalho de desestatização ficará por conta do Ministério da Economia”.

Luiz Lima destacou a importância de tratar o legado olímpico com responsabilidade, escolhendo pessoas tecnicamente preparadas e equilibrando as atividades de alto rendimento com projetos socioesportivos. “Organizamos com sucesso os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, mas foi um investimento grande que não pode ser desperdiçado. Minha atuação no Congresso Nacional será sempre de apoio às boas iniciativas e de cobrança por eficiência”, afirmou o deputado. Secretário Décio Brasil e presidente da Riotur, Marcelo Alves - Foto: Paulo Rossi/Ministério da CidadaniaSecretário Décio Brasil e presidente da Riotur, Marcelo Alves - Foto: Paulo Rossi/Ministério da Cidadania

Na parte da tarde, o secretário especial do Esporte, Décio Brasil, recebeu a visita de cortesia do presidente da Riotur, Marcelo Alves. Ele se colocou à disposição para buscar parcerias na iniciativa privada e tornar o legado olímpico, tanto na Barra quanto em Deodoro, mais presente no mercado de turismo do Rio de Janeiro.

“É importante trabalharmos em conjunto com a Prefeitura na busca por investimentos privados e pela sustentabilidade da estrutura olímpica”, avaliou Décio Brasil, lembrando que a Arena Carioca 3, na Barra da Tijuca, e o Parque Radical, em Deodoro, são administrados pelo município. O presidente da Riotur assegurou que o prefeito Marcelo Crivella quer participar ativamente do aprimoramento da gestão do legado olímpico.

Paulo Rossi – Ministério da Cidadania, do Rio de Janeiro