Notícias

FUTEBOL

Encontros virtuais debatem futebol e promovem interação entre profissionais da modalidade

publicado: 27/04/2020 17h10, última modificação: 27/04/2020 17h10
Palestras semanais são promovidas pelo Centro de Desenvolvimento do Futebol da Universidade Federal do Amazonas

O Centro de Desenvolvimento do Futebol da Universidade Federal do Amazonas, financiado pelo Programa Academia & Futebol e desenvolvido por intermédio da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor (SNFDT), está promovendo palestras on-line para profissionais que atuam com o futebol no Brasil. O objetivo é promover a reflexão sobre as diversas temáticas que envolvem o esporte e também a interação entre os profissionais.

 

Nesta terça, 28.4, a partir das 21h, será a vez de Larissa Galatti

 

O primeiro evento virtual, realizado no último dia 23, contou com uma discussão centrada na importância de um currículo na modalidade para a formação de atletas. Mais de 100 profissionais, de diversos estados, participaram. O encontro on-line é promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Futebol (NEPFut), institucionalizado com apoio da SNFDT. O debate contou com a presença do professor Carlos Thiengo, doutor em Educação Física pela Unicamp, instrutor da CBF Academy e idealizador do proposta pedagógica "Ginga: Futebol e alegria".

 

As reuniões seguirão, agora, de maneira semanal. No dia 28, a partir das 21h (de Brasília), a professora doutora Larissa Galatti (LEPE/UNICAMP) abordará a temática "Formação de treinadores e treinadoras". Já no dia 5 de maio, a partir das 17h, o professor doutor Fabrício Vasconcellos (UERJ e Atlético-PR) apresentará o trabalho de "Análise de desempenho e desenvolvimento individual" que vem realizando no Atlético-PR.

 

Já no dia 15 de maio, às 21h, será a vez do professor doutor Rodrigo Aquino (UFES) falar sobre o "Planejamento do Treino por meio de Jogos". Em 20 de maio, também às 21h, o professor doutor Alcides Scaglia (LEPE/UNICAMP), uma das maiores referências da Pedagogia do Esporte, falará sobre a aplicação de uma Pedagogia do Jogo. Por fim, no dia 26 de maio, às 21h, o professor doutor Israel Teoldo da Costa (NUPEF/UFV e consultor da CBF, CONMEBOL e TACTICUP), uma dos grandes estudiosos no futebol, falará sobre o "Treino Tático no Futebol".

 

Os encontros serão mediados pelo professor doutor João Cláudio Machado, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Futebol e do Centro de Desenvolvimento do Futebol da Universidade Federal do Amazonas. Para outras informações, acesse as redes sociais do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Futebol da Ufam (Facebook e Instagram - @nepfut_oficial).

 

Ascom – Ministério da Cidadania