Notícias

Jogos Escolares 2019

Estande da ABCD transmite valores éticos e morais do esporte durante os Jogos Escolares

publicado: 28/11/2019 19h41, última modificação: 02/12/2019 18h48
Ação educativa tem o objetivo de informar, educar e prevenir os jovens atletas sobre os efeitos das drogas e do uso de substâncias ilegais para a melhora da performance

Os jovens atletas que disputam a edição de Blumenau (SC) dos Jogos Escolares da Juventude têm a oportunidade de aprender brincando. Na área de convivência montada na Vila Germânica, principal ponto turística da cidade, os estudantes com idade entre 12 a 14 e 15 a 17 anos encontram no estande #JogoLimpo informações sobre valores éticos e morais do esporte, o respeito aos adversários, a honestidade e a disciplina.

A ação educativa tem o objetivo de informar, educar e prevenir os jovens atletas sobre os efeitos das drogas e do uso de substâncias ilegais para a melhora da performance. O trabalho de conscientização dos estudantes é realizado de forma lúdica pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.

O trabalho lúdico é promovido por meio de jogos interativos. Os jovens participam de lançamento de dardo e de jogo de tabuleiro em tamanho real. Ao participar das brincadeiras, os alunos recebem brindes. O estande conta também com uma mesa interativa e outra de operação, que serve para explicar o processo de controle de dopagem e que mostra como são feitas as coletas das amostras de sangue e de urina dos atletas.

A campanha educacional nos Jogos Escolares da Juventude é fruto de um acordo de cooperação entre a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) e o Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Os últimos dias dos Jogos Escolares da Juventude Blumenau 2019 reservam emoções aos atletas. De 27 a 29 de novembro, a cidade catarinense abrigará competições de seis modalidades esportivas diferentes (ciclismo, ginástica rítmica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez) e, com isso, outros grandes talentos do esporte terão a chance de mostrar o seu valor.

Breno Barros, de Blumenau (SC) – Ministério da Cidadania