Notícias

Jogos Escolares da Juventude

Estudante de Rondônia conquista três ouros e entra para história do Estado nos Jogos Escolares

publicado: 29/11/2019 18h26, última modificação: 18/12/2019 11h30

O jovem rondoniense Orlando Francisco Neto, 17 anos, entrou para o seleto grupo dos grandes medalhistas dos Jogos Escolares da Juventude de Blumenau (SC). Estudante da Escola Estadual Ricardo Cantanhede de Ariquemes (RO), o ciclista volta para casa com três medalhas de ouro na prova de ciclismo no circuito armado em frente à Vila Germânica.

 

jogosescolares_premiacao_29nov2019_amjr-11.jpg
Foto: Abelardo Mendes Jr/ Ministério da Cidadania

 

Orlando Francisco venceu nesta sexta-feira (29) a prova de resistência com o tempo de 47min41s20, apenas 0s040 de diferença do cearense Antônio Rodrigo Farias, da Escola Estadual Professor Flávio Pontes, de Maracanaú (CE), que ficou com a prata. Em Blumenau (SC), Orlando venceu também a prova de velocidade e por pontos.

 

"Em 2017, em Brasília, eu não tive um resultado muito bom, porque quebrei o meu pé durante a preparação. Na época, competi para pegar experiência para o ano passado, quando conquistei um ouro (velocidade) e um bronze (resistência). É uma honra muito grande competir aqui, porque o nível é bastante alto", disse o estudante.

 

As três medalhas conquistadas nesta sexta-feira deram um gostinho especial na despedida do rondoniense dos Jogos. "Esse foi o meu último ano. Pretendo continuar no esporte e vou me prepara para o Brasileiro de estrada para conquistar um resultado bom para Rondônia. Na prova de hoje fiquei sempre na ponta do pelotão, porque como é um circuito muito curto, depende muito da posição no pelotão. Graças a Deu consegui um resultado bom", explicou a prova.

 

jogosescolares_28nov2019_amjr-45.jpg
Foto: Abelardo Mendes Jr/ Ministério da Cidadania

 

Os Jogos Escolares da Juventude são uma realização do Comitê Olímpico do Brasil (COB), com o apoio da Prefeitura de Blumenau e do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte).

 

Breno Barros, Blumenau (SC) – Ascom – Ministério da Cidadania