Notícias

Ministério do Esporte promove exposição "Camisas Históricas do Futebol Mundial"

publicado: 14/03/2018 00h00, última modificação: 31/01/2020 15h34
26941859818_5c01484e4e_k.jpg

O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, e o colecionador Arlindo Costa Neto. Foto: Francisco Medeiros/ME

Com a aproximação da Copa do Mundo de Futebol 2018, o Ministério do Esporte promove, até o dia 14 de abril, a exposição "Camisas Históricas do Futebol Mundial". Com entrada gratuita, os mantos sagrados estão expostos no hall de entrada da sede do órgão, em Brasília. Durante a abertura da mostra, o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, conheceu as histórias das camisas e conversou com Arlindo Costa Neto, o colecionador dos itens. "Parabenizo pela iniciativa de reunir tantas peças que contribuem diretamente para a preservação da história do futebol mundial", disse Leonardo Picciani.

 

O acervo de Arlindo Costa Neto conta com mais de 700 itens. As camisetas são únicas e foram selecionadas por meio de contatos de jogadores, ex-jogadores e colecionadores. Na coleção, todos os itens foram utilizados em partidas oficiais. O secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, André Luís Argôlo Ribeiro, também prestigiou a mostra.

 

Na exposição, o público pode encontrar peças raras, como o terno azul (paletó e calça) utilizado por Pelé durante a cerimônia de apresentação da taça Jules Rimet, do tricampeonato Mundial de 1970, no Palácio do Planalto ao então presidente Emílio Garrastazu Médici. O público também terá acesso a camisa usada pelo volante Clodoaldo durante o primeiro tempo na semifinal da Copa de 1970 contra o Uruguai, quando a seleção venceu por 3 a 1 e garantiu vaga na final da Copa do Mundo.

 

"As camisetas ficaram durante 30 anos na minha casa. No final de 2014, por sugestão da minha filha, abri a minha coleção para o público. Meu grande objetivo é proporcionar as pessoas a oportunidade de ver de perto esses itens que fazem parte da história do esporte. Aqui no Ministério do Esporte, vou mostrar na primeira semana o acervo de camisetas da Seleção Brasileira. Na segunda semana, serão de alguns clubes internacionais. Na terceira, o público terá contato com as das seleções estrangeiras que participaram de Copa do Mundo de futebol", disse Arlindo.

 

26941860958_eb342d04c2_k.jpg
Foto: Francisco Medeiros/ME

 

Serviço:
Exposição com camisas históricas do futebol mundial
Data: até 14 de abril
Local: hall de entrada do Ministério do Esporte – Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 4 - lote 83 – Centro Empresarial Capital Financial Center

 

Ascom – Ministério do Esporte