Notícias

Ministro do Esporte recebe a visita do ministro da República do Congo

publicado: 21/08/2018 00h00, última modificação: 21/01/2020 12h07
visita_ministro_congo_FM1_1130.jpg

Fotos: Luiz Roberto Magalhães/ME - Foto: DANILOBORGES

O ministro do Esporte, Leandro Cruz, recebeu, na tarde desta terça-feira (21.08), o ministro dos Esportes e da Educação Física da República do Congo, Hugues Ngouélondélé. O Brasil é o primeiro país visitado por Ngouélondélé desde que ele assumiu a pasta, em 2017.

 

Durante o encontro, Ngouélondélé assistiu a vídeos que apresentaram os programas Seleções do Futuro e Esporte e Cidadania para Todos, ambos de inclusão social por meio do esporte e com amplitude nacional. O ministro da República do Congo pôde ver como o Parque Olímpico da Barra, coração dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, tem sido utilizado após o megaevento. Ao final da visita, foi assinado um acordo de cooperação entre os dois países voltado para o intercâmbio na área esportiva.

 

"Ficamos muito felizes com a visita do ministro dos Esportes e da Educação Física da República do Congo", declarou Leandro Cruz. "É uma honra que o Brasil tenha sido o primeiro país escolhido para uma visita internacional pelo ministro Hugues Ngouélondélé", prosseguiu o ministro do Esporte.

 

"Escolhi o Brasil porque sabemos que o Brasil tem uma tradição muito grande no futebol e no vôlei e, com toda essa experiência, ele pode nos ajudar muito na formação de nossos jovens atletas, principalmente nessas duas modalidades", afirmou Ngouélondélé.

 

congo_volei_praia_mane_garrincha_luizrobertomagalhaes.jpg
Fotos: Luiz Roberto Magalhães/ME

 

Após o encontro, que contou com a participação do embaixador da República do Congo no Brasil, Louis Sylvain-Goma, Ngouélondélé visitou o Parque da Cidade, onde conheceu um centro de treinamento de vôlei de praia e teve a oportunidade de acompanhar alguns atletas em ação, entre eles Leo Vieira, que em julho sagrou-se campeão, ao lado do parceiro Jô, da etapa de Brasília do Circuito Brasileiro Challenger de vôlei de praia.

 

Na sequência, Hugues Ngouélondélé e sua comitiva visitaram o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha e participaram de um tour guiado no local que foi palco da abertura da Copa das Confederações de 2013 e de sete jogos durante a Copa do Mundo de 2014.

 

Ascom – Ministério do Esporte