Notícias

Ministro prestigia posse de vice-Almirante Zuccaro no comando da Força de Fuzileiros da Esquadra da Marinha

publicado: 27/04/2018 00h00, última modificação: 23/01/2020 15h58
marinha_1.jpg

O ministro do Esporte, Leandro Cruz, prestigiou nesta sexta-feira (27.04), no Rio de Janeiro, a cerimônia de transmissão de cargo ao vice-Almirante Paulo Martino Zuccaro no comando da Força de Fuzileiros da Esquadra da Marinha. Zuccaro ocupava a função de diretor do Departamento de Desporto Militar do Ministério da Defesa e integrava o Conselho Nacional do Esporte (CNE), órgão colegiado de deliberação, normatização e assessoramento vinculado ao Ministério do Esporte.

 

Recepcionado por Zuccaro e pelo vice-Almirante César Lopes Loureiro, que deixou o comando da Força de Fuzileiros, o ministro Cruz destacou a satisfação em participar da cerimônia. "Fiz questão de estar presente e parabenizar pessoalmente o almirante Zuccaro, que merece esse reconhecimento. Enquanto foi membro do Conselho Nacional do Esporte, ele prestou uma colaboração inestimável ao ministério, com suas sugestões e ponderações assertivas".

 

Ao receber o cargo de Loureiro, Zuccaro falou sobre os desafios à frente da nova função, além de agradecer a presença do ministro do Esporte. "O fato de o ministro Leandro Cruz estar aqui muito nos honra. Ele é um dos maiores entusiastas do desporto militar e agradeço o brilho de sua presença. Estendo minha homenagem a toda a comunidade esportiva brasileira", disse o novo comandante da 'Força que vem do mar', nome com o qual a Força de Fuzileiros da Esquadra é carinhosamente chamada dentro da Marinha.

 

Designado pela presidência da República para o novo cargo, Zuccaro passa a comandar uma tropa de sete mil homens, braço operativo da Marinha. Entre outras frentes, os fuzileiros atuam na Garantia da Lei e da Ordem (GLO), no auxílio à intervenção federal na segurança do Rio de Janeiro, na missão de Paz da ONU no Haiti, entre outras operações especiais.

 

Diversas autoridades militares estiveram presentes à cerimônia, tais como o General de Divisão do Exército Jorge Antônio Smicelato, que passa a integrar o Conselho Nacional do Esporte.

 

Marco Senna - do Rio de Janeiro
Ascom - Ministério do Esporte