Notícias

Ministros do Esporte dos países de língua portuguesa se reúnem em São Tomé e Príncipe

publicado: 21/01/2020 16h27, última modificação: 21/01/2020 16h27
saotome_reuniaopreparatoria_cplp_20jul2018_abelardomendesjr1130-700x466.jpg

A Comissão de Desporto se reuniu nesta quinta para finalizar a pauta do encontro de ministros. Foto: Abelardo Mendes Jr/ME

Representantes governamentais dos membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) se reúnem nesta sexta-feira (20.07), em São Tomé, capital de São Tomé e Príncipe, na costa ocidental da África, para a Conferência de Ministros da Juventude e Desporto da CPLP.

 

Na pauta dos principais assuntos estão: cooperações esportivas entre os países; conclusões do Fórum Juventude da CPLP e Ibero-América e plano de ação conjunto com o Organismo Internacional de Juventude para a Ibero-América (OIJ); aprovação do Plano de Ação do Desporto 2018-2020; apresentação da Proposta dos Regulamentos dos Jogos de Disciplina e do Caderno de Encargos dos Jogos Desportivos da CPLP.

 

Os ministros, secretários e diretores discutirão também questões ligadas à ação conjunta na luta contra a dopagem nos países-membros e, em parceria com o Conselho da Europa, estudarão medidas para a promoção da ética e do fair-play no esporte, além do combate à combinação de resultados em competições.

 

As reuniões e debates seguem até sábado. O Brasil é representado pelo ministro do Esporte, Leandro Cruz, e pelo diretor do Departamento de Acompanhamento e de Políticas e Programas Intersetoriais de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Rafael Azevedo.

 

A conferência antecede a 11ª edição dos Jogos Desportivos da CPLP, com início marcado para sábado (21.07). Serão disputadas cinco modalidades com jovens atletas estudantis: vôlei de praia, atletismo, futebol, basquete 3x3 e taekwondo - sendo que também haverá disputas paralímpicas de atletismo.

 

» Mais informações sobre os Jogos da CPLP

» Confira a página da Conferência de Ministros da Juventude e Desporto da CPLP no Facebook

 

Língua como união

Criada em 1996, a CPLP é integrada por nove países: Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

 

Na terça e quarta (17 e 18), a Ilha do Sal, em Cabo Verde, recebeu a 12ª Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Na ocasião, o Brasil transmitiu a presidência rotativa da comunidade para Cabo Verde. O comando da CPLP é rotativo.

 

A presidência do Brasil na CPLP começou em novembro de 2016, com o tema "A CPLP e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável". Houve 13 reuniões ministeriais no Brasil, além de encontros de técnicos e autoridades nas áreas de saúde, educação, cultura, governo digital e meio ambiente.

 

De São Tomé, Abelardo Mendes Jr