Notícias

Secretário

Na Alemanha, secretário Décio Brasil apresenta ações e oportunidades do esporte brasileiro

publicado: 26/01/2020 00h00, última modificação: 31/01/2020 15h26
Em Munique, secretário participa da maior feira de inovação esportiva do mundo

Com o intuito de promover o esporte brasileiro e projetar o país como potência esportiva, o secretário especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Décio Brasil, iniciou, neste domingo (26.01), agenda de trabalho em Munique, na Alemanha. Durante a maior feira de inovação esportiva do mundo, a ISPO Munique, o secretário apresentou, no painel “Brasil e as oportunidades em inovação esportiva”, o impacto dos megaeventos que o país recebeu nos últimos anos, além dos projetos sociais, de formação e de alto rendimento realizados pela Secretaria Especial do Esporte.

 



“Este governo tem uma gestão preocupada com a responsabilidade fiscal e que cria um ambiente de negócios favorável aos investimentos. Estamos vendo a queda no desemprego, a inflação baixa e o otimismo quanto ao crescimento econômico. Este é o momento de investir no Brasil”, destacou.

Décio Brasil detalhou também as políticas públicas para o esporte, como a ampliação do número de beneficiados pelo programa Bolsa Atleta, o aprimoramento da Lei de Incentivo ao Esporte e a promoção da atividade física com ênfase no combate ao sedentarismo.

“Vamos unir forças para que o esporte faça parte do dia a dia dos brasileiros. Acreditamos que é por meio do esporte que teremos uma sociedade mais saudável”, frisou o secretário. Ele ainda parabenizou os quatro ganhadores do Prêmio São Paulo de Inovação Tecnológica no Esporte, Saúde e Lazer, Alex Frazatti com Atleta.co; Daniel Pini, com Atlas; Eric Teixeira e Fillipe Silva, com FullHP; e Vagner Martins Mendes, com Find Your Pacer, que estão no evento representando o Brasil com suas startups.

Também participaram do painel a representante da Embratur, Katja Becker, o representante da APEX, Antônio Caputo, e o presidente da Subcomissão de Indústria do Esporte na Câmara dos Deputados, deputado Júlio César Ribeiro.

 



A ISPO
Com mais de 2,8 mil expositores em 2020, a ISPO Munique é considerada a maior feira multissegmento esportivo do mundo. Durante a tarde, Décio Brasil, acompanhado pela delegação brasileira, conheceu os ambientes da exposição, que abordam desde fornecedores esportivos a tendências e inovações no setor.

Segundo ele, estão sendo analisadas as possibilidades de o país estar presente na próxima edição da feira. “É uma oportunidade excelente de ver as inovações do setor e pensar em novas ações esportivas para o Brasil. Queremos ter um espaço dedicado ao nosso país para mostrarmos a nossa potencialidade esportiva e econômica”, disse.

Para o presidente da Federação Mundial da Indústria do Esporte, Robbert De Kock, o Brasil tem grandes oportunidades de negócio. “Estamos felizes em ver que o Brasil está interessado em expandir o setor esportivo e implementar programas que estão sendo aplicados em outros países, para promover o esporte como elemento fundamental da sociedade”, ressaltou De Kock.

Para o secretário, a experiência de participar da ISPO Munique é um aprendizado. “Viemos para adquirir mais conhecimento e levar inspiração aos brasileiros em novas políticas públicas esportivas”.  

Nos próximos dias serão realizadas reuniões e conversas bilaterais entre representantes de China e Japão e os diretores da feira, que vai até o dia 29 deste mês. 


Jéssica Barz, de Munique, na Alemanha – Ministério da Cidadania