Notícias

Luto

Nota de pesar pela morte do jogador de basquete Gerson Victalino

publicado: 29/04/2020 12h46, última modificação: 29/04/2020 12h46

O pivô Gerson atuou 63 vezes com a camisa da seleção, entre Jogos Pan-Americanos, Olimpíadas e Mundiais. Foto: CBB

O basquete brasileiro e o esporte nacional acordaram de luto nesta quarta-feira (29.04) em razão da morte do ex-jogador da Seleção Brasileira Gerson Victalino. 


Integrante da equipe que conquistou o histórico título dos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis, em 1987, quando o Brasil venceu os Estados Unidos na final, Gerson faleceu nesta madrugada, aos 60 anos, em Minas Gerais, vítima de Esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença contra a qual lutava há anos.


A geração de ouro de 1987, nos EUA, reuniu, além de Gerson, outros ícones da modalidade, como Oscar, Marcel, Cadum, Rolando, Guerrinha, Pipoka, Paulinho Villas Boas e Israel. Um time inesquecível comandado pelo técnico Ary Vidal, que protagonizou, com a vitória por 120 x 115, a primeira derrota da história da seleção norte-americana de basquete em casa. Um dos pivôs do time, Gerson anotou 12 pontos naquela ocasião.


Atleta que mais vezes vestiu a camisa da Seleção Brasileira de basquete, Gerson iniciou sua carreira nas quadras aos 18 anos e defendeu o time brasileiro entre os anos de 1981 e 1994. Entre mundiais, Olimpíadas e Jogos Pan-Americanos, foram 63 atuações pelo time nacional.


Gerson jogou as Olimpíadas de Los Angeles 1984, Seul 1988 e Barcelona 1992 e, pelos clubes, atuou no Monte Líbano, Corinthians, Lençóis Paulista, Jales, Manresa (Espanha), Sport-PE e Remo, onde se aposentou em 2002.

 

A Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania recebeu com enorme tristeza a notícia da morte de Gerson e lamenta a perda de um de nossos grandes atletas. Registramos nosso agradecimento por tudo o que Gerson fez pelo esporte brasileiro e pelo exemplo que deixou de amor ao basquete. Registramos aqui também nossa solidariedade com familiares, amigos e fãs.

 

Marcelo Magalhães

Secretário Especial do Esporte do Ministério da Cidadania