Notícias

cidadania

Onyx Lorenzoni toma posse como novo ministro da Cidadania

publicado: 18/02/2020 15h00, última modificação: 03/03/2020 15h23
Cerimônia de transmissão de cargo reuniu políticos e autoridades nesta terça-feira (18/02), no Palácio do Planalto, em Brasília

Posse_OnyxO deputado licenciado Onyx Lorenzoni tomou posse nesta terça-feira (18/02) como novo ministro da Cidadania. A cerimônia de transmissão de cargo, no Palácio do Planalto, em Brasília, foi conduzida pelo presidente Jair Bolsonaro e contou com a presença de ministros, políticos e autoridades. Na solenidade, também foi empossado o novo ministro-chefe da Casa Civil, general Walter Souza Braga Netto.


Até então titular da Casa Civil, Onyx passa agora a comandar a pasta responsável pelas áreas de desenvolvimento social e esporte do governo federal. O Ministério da Cidadania abriga programas como Bolsa Família, Criança Feliz, Progredir, Bolsa Atleta, além da Lei de Incentivo ao Esporte. Em seu discurso de posse, Onyx reforçou o compromisso com o governo do presidente Jair Bolsonaro.


"É com o princípio da lealdade, de servir ao Brasil, inspirado no senhor presidente, que vamos continuar a nossa tarefa. Parto para um novo desafio, uma nova missão conferida pelo senhor presidente. Vou seguir o trabalho iniciado pelo ministro Osmar Terra, executado com clareza, com sensibilidade e com amor ao próximo", disse Onyx.


O presidente Jair Bolsonaro expressou confiança no trabalho do ministro. "Nesse momento, Onyx está incumbido de, dentro do time, não mudar de camisa, mas mudar apenas a numeração da mesma e dar prosseguimento ao trabalho de Osmar Terra, que, até o momento, foi feito com muita galhardia. Confiamos em você, Onyx, acreditamos no seu potencial. Você vai dar prosseguimento a esse trabalho e aperfeiçoá-lo", ressaltou.


Bolsonaro também agradeceu a dedicação do antecessor de Onyx à frente do Ministério da Cidadania, o deputado federal Osmar Terra (MDB-RS), presente à cerimônia. "Conseguimos no ano passado, por meio do seu ministério, o prêmio internacional do Criança Feliz. Muito obrigado, Osmar Terra. Continuaremos, mais do que amigos, unidos pelo destino do nosso Brasil", concluiu o presidente.

 

Perfil


Gaúcho de Porto Alegre, Onyx Lorenzoni é veterinário, foi duas vezes deputado estadual no RS e está no quinto mandato como Deputado Federal. Menos impostos, direito à legítima defesa, segurança pública e combate à corrupção são suas principais marcas.


Reconhecido como um dos mais combativos parlamentares, Onyx fez parte de momentos históricos do país, como a CPMI dos Correios, que revelou o esquema do Mensalão, a CPI da Petrobras e teve atuação destacada na relatoria do projeto das Medidas Contra a Corrupção e Enriquecimento Ilícito, baseado nas 10 medidas do MPF.


Aliado de primeira hora do projeto de Jair Bolsonaro, Onyx foi o coordenador do Plano de Governo e, após a vitória de Bolsonaro, foi designado para coordenar a transição governamental, como ministro extraordinário. Em 2019, foi empossado no cargo de Ministro de Estado Chefe da Casa Civil, onde permaneceu até ser designado ministro de Estado da Cidadania.

 

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

Informações para a imprensa:
www.cidadania.gov.br/imprensa