Notícias

NOTÍCIAS

Políticas de inovação para o esporte são tema de debate na Câmara dos Deputados

publicado: 28/11/2019 17h53, última modificação: 18/12/2019 11h23

O secretário especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Décio Brasil, participou nesta quinta-feira (28.11) de uma mesa-redonda proposta pelo deputado federal Júlio Cesar Ribeiro, presidente da Subcomissão Especial da Indústria do Esporte, na Câmara dos Deputados, para tratar de inovações e tecnologia no setor esportivo.

 

Secretário Décio Brasil durante o evento na Câmara dos Deputados. Foto: Francisco Medeiros/Min. Cidadania

 

O secretário fez um relato sobre a estrutura esportiva que o Brasil tem à disposição, grande parte dela reformada e construída em função dos megaeventos de 2014 (Copa do Mundo) e de 2016 (Jogos Olímpicos e Paralímpicos). Para ele, o aproveitamento dessa estrutura é estratégico para a valorização do esporte. Ele usou como exemplo o Parque Olímpico da Barra. "Estamos estudando maneiras de utilizar o Parque Olímpico o ano todo e, sobretudo, buscar ações de fomento à inovação e à tecnologia. Queremos instalar, junto à iniciativa privada, um cluster, a exemplo da Arena Hub de São Paulo, para trabalhar com ações inovadoras por meio do esporte", explicou.

 

A Arena Hub é um projeto que busca unir empresas, startups e ações inovadoras com foco na transformação social através do esporte. A ideia foi lançada pelo governo estadual de São Paulo e tem o início dos trabalhos previstos para o primeiro semestre de 2020.

 

O Sebrae Nacional, representado pelo gerente Paulo Pupim, também esteve presente no debate e mostrou interesse em ser parceiro no setor esportivo. Pupim ressaltou que o Sebrae ainda não tem projetos que alinhem esporte, inovação e tecnologia: "O Sebrae Tech já atua na área de startups, e a ideia é ampliar essa atuação para que as ações cheguem à área do esporte".

 

O Prêmio de Inovação Tecnológica no Esporte, que acontece na próxima semana (02.12), em São Paulo, foi abordado pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria do Esporte (Abriesp), Maurício Fernandez, que ressaltou a iniciativa. "O prêmio será acompanhado de um fórum com diversos representantes mundiais esportivos que atuam na área de inovação. Precisamos pensar o esporte fora da caixinha. É nisso que estamos trabalhando", afirmou.

 

Décio Brasil parabenizou a Abriesp, que será a ganhadora do prêmio em São Paulo: "Acredito que a iniciativa vai estimular os nossos jovens e despertar neles o interesse em pensar na inovação esportiva. A Abriesp está de parabéns pelas ações que vem desenvolvendo".

 

Ascom - Ministério da Cidadania