Notícias

Notícias

Por meio da Lei de Incentivo, escolinha aposta na formação de base do triatlo em Curitiba

publicado: 05/09/2019 12h10, última modificação: 02/12/2019 18h47

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões se consolida como o principal projeto de formação de novos atletas da modalidade no país. Com recursos captados por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, a iniciativa atende mais de 200 crianças e adolescentes em quatro núcleos em Curitiba, no Paraná.

A escolinha, que é voltada para jovens com a idade entre 6 e 17 anos, inaugurou três núcleos no mês passado. Os jovens podem ter contato com o triatlo no Centro da Juventude Boqueirão, no bairro Boqueirão, Osvaldo Cruz - Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graeser, no centro da cidade, e o Clube da Gente CIC, no bairro Cidade Industrial Curitiba.

 

Projeto desenvolvido no núcleo Oswaldo Cruz em Curitiba. (Foto: Flávio Perez | On Board Sports)

“Estamos agora na fase expansão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Meu sonho era fazer esse projeto e hoje estamos crescendo cada vez mais. Temos que agradecer os pais, professores, patrocinadores, prefeitura e a Lei de Incentivo ao Esporte”, disse o ex-atleta Juraci Moreira, idealizador do projeto. Segundo o gestor, a ideia é ampliar o número de atendidos nos próximos anos.

As aulas são gratuitas e contam com a estrutura necessária para os treinos de triatlo, como piscina e pista para ciclismo e corrida. Cada um dos núcleos curitibanos atenderá 40 alunos, divididos em duas turmas de acordo com o horário escolar e terá um professor especializado, mais um coordenador para percorrer todos os locais. As crianças e adolescentes já receberam uniformes e todo o equipamento para a prática das modalidades.

Juraci Moreira explicou que esse é foco do projeto, ou seja, unir o esporte e a educação. “Não buscamos só medalhas. Queremos que as crianças vão bem na escola também”, contou Juraci Moreira.

Juraci Moreira começou a praticar o triatlo em 1992 no Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graeser, um dos núcleos da Escolinha. Anos depois se tornou campeão das principais competições do País e depois ganhou o mundo competindo nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000, Atenas 2004 e Pequim 2008.

“'Curitiba tem várias opções para a prática do triatlo e temos tudo para, já em 2020, ter outros dois núcleos da Escolinha. É um trabalho formador, que em breve vai rodar o Brasil também”, completou o triatleta curitibano.

Também medalhista pan-americano, bronze na Rio 2007, Juraci Moreira visitou todos os centros do projeto lado do CEO da Eletrolux na América Latina, Ricardo Cons, e do secretário de esportes de Curitiba, Emílio Trautwein.

(Foto: Flávio Perez/On Board Sports)(Foto: Flávio Perez/On Board Sports)

“O esporte precisa ter pessoas que sonhem”, contou Ricardo Cons. “O esporte é importante na formação do caráter e da vida pessoal também. Eu tenho razoável confiança de que daqui sairão grandes campeões e de destaque. O impacto que isso tem na vida de todos é fantástico”, disse.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões foi viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio da Federação Paranaense de Triathlon, do Colégio da Polícia Militar do Paraná e da Prefeitura de Curitiba. Os patrocinadores são Eletrolux, Condor, Astra, Tradener, Castelo e Elejor.

Fonte: Da Assessoria