Notícias

Notícias

Primeiro dia da Jornada Esporte Cidadão reúne prefeitos, gestores públicos e empresários em Fortaleza

publicado: 31/10/2019 10h55, última modificação: 02/12/2019 18h47

O Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial do Esporte, reuniu nesta quinta-feira (05.09), em Fortaleza, dezenas de gestores públicos e empresários na abertura da Jornada Esporte Cidadão. O projeto tem como objetivo disseminar informações de como acessar os programas do governo federal para ampliar o acesso ao esporte a todas as regiões do país. O evento continua nesta sexta-feira (06.09), no Auditório Blanchard Girão da Arena Castelão, onde equipes da Secretaria Especial do Esporte estarão disponíveis para tirar dúvidas e explicar cada programa desenvolvido.

 

Foto: Taís Rocha/ Ministério da Cidadania

Uma das principais metas da Jornada Esporte Cidadão é municipalizar e democratizar a prática esportiva. Entusiasmado com a iniciativa, o prefeito de Ipaumirim (CE), Geraldo dos Santos, percorreu quase 500km para estar presente e levar o aprendizado aos 12 mil habitantes da cidade. “Um evento dessa natureza auxilia muito a situação dos municípios, que estão com recursos escassos, principalmente os que têm o porte da minha cidade. Enfrentamos dificuldades para acessar recursos e também fazer projetos. Aqui estamos entendendo como podemos aplicar programas e atender nossa comunidade”, contou. O prefeito parabenizou o governo federal e ressaltou: “É tratando as políticas públicas dessa forma que o país vai se desenvolver cada vez mais rápido”.

Secretário Décio Brasil. Foto: Taís Rocha/ Ministério da Cidadania

O secretário especial do Esporte, Décio Brasil, acredita que todo investimento em esporte traz grandes resultados. “O esporte é transformador e entendemos que levando até a ponta, ao município, potencializamos esse trabalho. Hoje tivemos um grande evento, com representantes de várias partes do estado que conseguiram obter o conhecimento necessário para levar os programas até suas cidades”, avaliou.

A medalhista olímpica no pentatlo moderno – bronze nos Jogos de Londres 2012 – e hoje secretária executiva de Esportes de Recife, Yane Marques, é um exemplo de vida transformada pelo esporte. “Existe uma mudança muito grande na trajetória de uma pessoa quando ela vive o esporte. Eu aprendi muito a trabalhar em equipe, a lidar com frustrações...”, afirmou, lembrando-se da carreira de 20 anos. Yane ressaltou ainda a importância dos incentivos federais. “Para realizar o sonho de ser atleta e medalhista olímpica, contei com muito apoio, e foi por conta disso que cheguei até o pódio. Bolsa Atleta, Bolsa Pódio e a Lei de Incentivo ao Esporte são ferramentas transformadoras. Agradeço muito por ter sido u

Secretário Décio Brasil. Foto: Taís Rocha/ Ministério da Cidadania

ma das beneficiadas.”

Os programas da Secretaria Especial do Esporte foram apresentados ao longo do dia pelos secretários nacionais de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Washington Cerqueira; de Esporte de Alto Rendimento, Emanuel Rêgo; de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Ronaldo Lima; e da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), Luisa Parente. As políticas públicas esportivas também foram detalhadas pelo diretor do Departamento de Incentivo e Fomento ao Esporte (DIFE), Antônio Alcantara, responsável pela Lei de Incentivo ao Esporte, e pelo diretor do Departamento de Infraestrutura do Esporte (DIE), Mario Brasil, que coordena, por exemplo, a entrega das Estações Cidadania.

De Quixeramobim, município que fica a 240km de Fortaleza, o vereador José Wilson Paulino participou do evento e se interessou pelo Seleções do Futuro, da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor. Segundo ele, é um excelente programa que abrange meninos e meninas, crianças e jovens. “A Jornada Esporte Cidadão é uma ótima oportunidade para os agentes públicos. Tudo começa na política pública e é importante sabermos como ter acesso e levá-la para as pessoas. A partir daqui vou buscar implantar o Seleções do Futuro na minha cidade, porque ele impacta a vida dos jovens e a gente sabe que o esporte traz resultados não só imediatos, mas também no futuro”, afirmou.

Galeria de fotos

Jornada Esporte Cidadão - Fortaleza (CE)

As regiões

Segundo o diagnóstico apresentado pelo diretor do DIFE, Antônio Alcantara, as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste são as que menos dispõem de políticas de fomento ao esporte. Somadas, chegam a apenas 7% do total de programas executados pela secretaria. Com base nos resultados do diagnóstico, foi decidido priorizar essas regiões e promover a Jornada nesses locais. As próximas cidades a receber o evento ainda estão sendo definidas, mas serão no Centro-Oeste e no Norte do país. “Queremos que os nossos programas sejam acessíveis a todos os brasileiros, pois o esporte claramente melhora a qualidade de vida e é uma excelente ferramenta de inclusão social. A Jornada cumpre a política pública de explicar e facilitar o acesso a esses programas”.

Satisfeito com o público formado por representantes de diversas regiões do Ceará, Alcantara destacou o sucesso da primeira edição da Jornada. “Cumprimos nosso objetivo de levar conhecimento e ainda formamos um canal de relacionamento com esses municípios. Abrimos espaço e, com certeza, isso renderá muitos frutos”, afirmou. 

» Todo o material do evento está disponível neste link

No fim de setembro, web-aulas também estarão disponíveis no site.

Jessica Barz – Ministério da Cidadania, de Fortaleza