Notícias

NOTÍCIAS

Secretaria de Alto Rendimento realiza visita técnica a Instituto Pró Brasil de saltos ornamentais

publicado: 12/07/2019 17h58, última modificação: 02/12/2019 18h47

Nos últimos dias 27 e 28 de junho, a Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento (SNEAR) realizou uma visita técnica no Parque Aquático Maria Lenk, no Parque Olímpico da Barra, para acompanhar a execução do Termo de Fomento nº 878247/2018, celebrado entre a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania e o Instituto Pró Brasil (IPB) de saltos ornamentais. A parceria foi firmada com o objetivo de preparar atletas da modalidade para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e Paris 2024, mas também com foco na iniciação esportiva.  

O Termo de Fomento é destinado ao desenvolvimento de um trabalho de base com 30 atletas, com idade entre cinco e 12 anos, além de apoiar a preparação de outros quatro mais experientes e que integram a seleção brasileira da modalidade, por meio de treinamento e acompanhamento multidisciplinar. Entre os atletas de elite que treinam com os profissionais contratados pelo projeto, Giovanna Pedroso e Tammy Galera já disputaram uma edição olímpica, nos Jogos Rio 2016. Outros dois destaques são Isaac Souza e Andressa Mendes. Os dois, ao lado de Tammy, estão na Coreia do Sul, com a Seleção Brasileira, para a disputa do Mundial de Desportos Aquáticos, em Gwangju. 

“Foi possível verificar que o trabalho de iniciação esportiva dos saltos ornamentais no Parque Aquático Maria Lenk pode render frutos e ajudar a massificar a prática da modalidade, visto a seriedade e o comprometimento dos profissionais contratados e dos atletas selecionados”, afirmou João Henrique Guntzel, técnico da SNEAR responsável pela visita em solo carioca.

O Termo de Fomento foi selecionado por meio do Edital de Chamamento Público nº 1/2017 e tem vigência até outubro de 2020. O valor global de R$ 895,6 mil é destinado a três frentes: contratação de recursos humanos (técnicos, coordenador técnico, psicólogo e monitores); aquisição de uniformes para a equipe técnica e atletas (agasalhos, bermudas, camisetas, maiôs, sungas e roupão); e pagamento de diárias e passagens para avaliação do projeto por parte dos gestores do Instituto Pró Brasil no Maria Lenk.

Ascom – Ministério da Cidadania