Notícias

Campanha

Secretaria lança iniciativa para população divulgar espaços esportivos nas redes sociais

publicado: 11/02/2020 06h30, última modificação: 11/02/2020 10h02
Com a hashtag #EsporteAqui, ideia é dar visibilidade a espaços de prática esportiva em todo o país. Na estreia, conheça o Centro de Treinamento de Saltos Ornamentais em Brasília

A Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania lança, nesta terça-feira (11.02), a hashtag #EsporteAqui nas redes sociais. A tag é voltada para a população divulgar os espaços de prática esportiva espalhados pelo país. As infraestruturas esportivas de qualidade são fundamentais para gerar resultados de cidadania e, até mesmo, de prática do esporte de alto rendimento.

 

O Centro de Excelência em Saltos Ornamentais da Universidade de Brasília (UnB) é exemplo. Em Brasília, o equipamento abriga desde os treinamentos da Seleção Brasileira de Saltos Ornamentais até aulas para crianças a partir de oito anos. O espaço é considerado um dos melhores da América do Sul para aperfeiçoamento técnico e prática da modalidade.

 

campanha redes
Foto: Francisco Medeiros/ Ministério da Cidadania

 

Para ampliação e modernização do equipamento, a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania destinou, por meio de Termo de Execução Descentralizada para a Fundação Universidade de Brasília, em dezembro de 2019, o valor de R$ 1.696.044,72. Ao todo, os investimentos federais na estrutura somam cerca de R$ 8,4 milhões e foram utilizados para construção e manutenção do espaço.

 

Os recursos do federais para o centro foram usados em compra de equipamentos, manutenção e contratação de profissionais para a equipe multidisciplinar. Em outra frente, os investimentos garantiram o funcionamento da estrutura e a manutenção do Núcleo Esportivo de Base.

 

Investimento

 

A Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania conta com 7.116 contratos de repasses ativos para execução de obras de infraestrutura esportiva. São 3.499 obras em execução e 12.983 concluídas.

 

“A infraestrutura é o meio onde as pessoas realizam atividades físicas, para condicionamento e para a saúde, e também para a prática esportiva de inclusão social, formação de atletas da base e para o alto rendimento. A infraestrutura é parte de um contexto para que o esporte aconteça, até porque a prática do esporte pode acontecer na rua, na praia ou na montanha. Quando tenho uma estrutura específica, ela garante qualificação para determinado esporte. Por isso que a estrutura esportiva tem que estar associada a um planejamento de uso e a um planejamento de manutenção. As duas interfaces são fundamentais para haver efetividade”, explicou Márcio Brasil, diretor de Infraestrutura de Esporte da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania.

 

Por Breno Barros

Assessoria de Comunicação

Ministério da Cidadania
(61) 3217.1875
www.esporte.gov.br/imprensa