Notícias

FUTSAL DE SURDOS

Seleção feminina de futsal de surdos conquista o título mundial na Suíça

publicado: 19/11/2019 15h38, última modificação: 17/12/2019 19h06

futsal_surdos_selecao1.jpeg
Na final contra a Polônia, o Brasil goleou as adversárias por 4 x 0

 

Seis vitórias em seis jogos. Quarenta e nove gols marcados e apenas cinco sofridos. Com essa campanha impressionante e invicta, a Seleção Brasileira Feminina de Futsal para Surdos conquistou, no último sábado (16.11), o título mundial da modalidade. O torneio reuniu 12 seleções e foi disputado na cidade de Winterthur, na Suíça, de 9 a 16 de novembro. Foi a quarta edição do campeonato e a terceira participação brasileira.

 

>> Confira fotos em alta resolução da conquista brasileira na Suíça

 

A equipe nacional contou com 14 atletas (veja listagem no fim do texto), sob comando do técnico Vanderlan da Silva, de Caxias do Sul (RS). Na fase de classificação, o Brasil integrou o grupo A, ao lado de Suíça, Tailândia e Holanda. Já na estreia, um cartão de visitas dos mais convincentes. As meninas não deram brechas para as donas da casa e venceram a Suíça por 17 x 0. Na sequência, goleada por 7 x 0 sobre a equipe da Tailândia e 11 x 0 sobre o time da Holanda.

 

futsal_surdos_selecao3.jpeg
Comemoração da equipe nacional: seis vitórias em seis partidas: 49 gols marcados e apenas cinco sofridos

 

Com o primeiro lugar no grupo, a seleção se encontrou com o Japão nas quartas de final. Foi a partida mais difícil de todo o torneio, a única vencida pela diferença mínima, por 2 x 1, com direito a um gol contra das japonesas e outro de Murielly Fernandes. Depois disso, o time brasileiro goleou a Alemanha por 8 x 4 na semifinal e derrotou, na decisão, a Polônia, também de goleada, por 4 x 0. A artilheira do Brasil na competição foi Laelen Machado, com 12 gols, seguida por Vanderleia Barbosa, que anotou 10.

 

futsal_surdos_selecao4-700x523.jpeg
Equipe posa com as medalhas e o troféu conquistados na Suíça: dever cumprido

 

Histórico

 

O título da equipe feminina na terceira participação no evento reforça a evolução do grupo ao longo dos anos. Em 2011, a seleção brasileira foi a última colocada no Mundial. Quatro anos depois, chegaria ao vice-campeonato para, agora, faturar o ouro.

 

A seleção masculina, também com três participações, terminou em sétimo lugar neste ano. A colocação também representa uma evolução em relação às duas últimas edições: o grupo terminou em 11º lugar em 2011 e em 9º em 2015.

 

Atletas da Seleção Brasileira:


1. Fernanda Falkevicz - ASBAC/FCDS/SC

2. Carolina Matos - ASBAC/FCDS/SC

3. Elidiany Silva - ASURVI/FDSES/ES

4. Josiane Poleski - ASSJP/FDSP/PR

5. Soraia Gomes - ASB/FBDS/DF

6. Suzana Alves - ASB/FBDS/DF

7. Murielly Fernandes - SSBH/FMDS/MG

8. Laelen Machado - ASSJP/FDSP/PR

9. Andressa Trevine - ASSP/FDSESP/SP

10. Vanderleia Barbosa - ASSJP/FDSP/PR

11. Stefany Krebs - ASBAC/FCDS/SC

12. Vaneza Wons - ASSJP/FDSP/PR

13. Thalita Mozer - ASURVI/FDSES/ES

14. Aline Flores - ASG/FGDS/GO

 

 

Ascom - Ministério da Cidadania