Dúvidas Frequentes

publicado 23/01/2020 15h38, última modificação 23/01/2020 15h38
  • Como faço para me inscrever no Bolsa Atleta?

    » A inscrição online é feita exclusivamente na página oficial do Ministério da Cidadania na internet.

    » O atleta interessado deve preencher de forma completa o formulário de inscrição e enviar a documentação exigida em lei e normativos aplicáveis. Os modelos das documentações exigidas estão disponíveis no site acima.

    » O período de inscrições é definido anualmente por meio de Editais, bem como os prazos de cada etapa do processo de seleção de atletas.

  • Para onde devo enviar a minha documentação?

    » O atleta candidato deverá enviar os documentos para a Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento - Bolsa Atleta, no endereço descrito no edital.

  • Como faço para acompanhar a minha situação junto ao Bolsa Atleta?

    » Ao finalizar o preenchimento do formulário de inscrição online, o candidato recebe – no e-mail cadastrado – login e senha para acesso à área restrita do atleta. O acompanhamento do processo deve ser realizado por meio desse ambiente, visto que as informações sobre o pleito serão registradas nessa área.

  • Como sei se fui contemplado?

    » A lista de contemplados é publicada no Diário Oficial da União e no site da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.

  • Como faço para começar a receber a bolsa e quando ela é paga?

    » O atleta contemplado deverá enviar ao Ministério da Cidadania o Termo de Adesão preenchido e assinado. O Termo é disponibilizado, pelo Ministério, depois da publicação da lista de contemplados.

    » O pagamento está previsto para ocorrer até o dia 15 de cada mês, mediante disponibilidade orçamentária, caso o Termo de Adesão tenha sido preenchido corretamente e postado no prazo estabelecido. O repasse é realizado em conta individual em nome do atleta, na Caixa Econômica Federal.

  • Devo avisar o Ministério da Cidadania caso encerre minha carreira esportiva ou sofra algum tipo de suspensão?

    » Sim. As condições esportivas que motivaram a concessão da bolsa devem ser mantidas ao longo do pagamento, mas o encerramento de carreira esportiva ou a suspensão por doping, por exemplo, são motivos para cancelamento da bolsa, que tem por finalidade dar suporte complementar à preparação esportiva dos beneficiados.

    » Sugerimos que comunique, também, a Entidade Nacional de Administração da sua modalidade (Confederação).

  • Como faço para prestar contas?

    » O bolsista deve apresentar ao Ministério da Cidadania documentação referente à prestação de contas, no prazo de trinta dias contados do recebimento da última parcela.

    » Nessa etapa o atleta deve atestar que se manteve em plena atividade esportiva e participado de competições promovidas pela entidade nacional de administração do desporto (confederação) durante o período do recebimento da bolsa.

  • Como faço para tirar dúvidas específicas?

    Sugerimos consultar a página do Programa Bolsa Atleta. Nesse espaço é possível obter informações diversas sobre o programa como, por exemplo, a legislação e normativos aplicáveis. Para esclarecer dúvidas, envie e-mail para .