Sobre o Bolsa Pódio

Melhores do mundo

Podem ser contemplados, os atletas que estão entre os 20 primeiros do ranking mundial de sua modalidade ou prova específica. As Entidades Nacionais de Administração do Desporto (ENAD) devem, segundo o Art. 5º da Portaria 67/2013, enviar os nomes de todos estes competidores ao Ministério do Esporte, por meio de formulário específico, disponível aqui.


Análise dos nomes

A análise dos nomes enviados pelas ENAD é realizada por um grupo de trabalho formado pela pelas respectivas entidades nacionais de administração do desporto, Comitê Olímpico do Brasil (COB) ou Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e o ministério, que farão a indicação dos atletas ao Programa, classificando-os de acordo com critérios técnicos. 


Plano Esportivo

Se indicado, o atleta precisa enviar um plano esportivo para análise do Grupo de Trabalho. Caso seja aprovado em todas as etapas, o contemplado tem seu nome publicado no Diário Oficial da União.

 


Termo de Adesão

Após essa publicação, o atleta assina o Termo de Adesão, que é o contrato com o Ministério do Esporte, e passa a ter direito a bolsa que pode variar entre R$ 5 mil e R$ 15 mil. Após o recebimento das 12 parcelas previstas, é possível realizar a renovação da bolsa, mediante a apresentação de um relatório de avaliação anual, contendo, entre outras coisas, análise do cumprimento dos requisitos da categoria Pódio, do atendimento ao previsto no Plano Esportivo e nas cláusulas do Termo de Adesão para sua renovação.


» Conheça o Escalonamento de valores da Categoria Atleta Pódio.

 


Modelo de declarações 


Abaixo você encontra os modelos das declarações previstas no Edital. A declaração do Clube precisa ser enviada ao Ministério do Esporte juntamente com o Plano Esportivo, já as declarações de Prestação de Contas devem ser enviadas em até 30 dias, contados do recebimento da 12ª parcela de sua bolsa.

» Inscrição - Declaração de Entidade Prática do Desporto (Clube/Confederação)

» Prestação de Contas 

a) Declaração de Entidade Nacional de Administração do Desporto (Confederação)

b) Declaração de Entidade Prática do Desporto (Clube)

<< Voltar