Programa Segundo Tempo
-
Divisão
O programa é dividido em três vertentes:
» Padrão – Crianças e adolescentes de seis a 17 anos
» Paradesporto – Pessoas com deficiência a partir dos seis anos de idade
» Universitário – alunos de universidades
-
Objetivos
As práticas corporais oferecidas nos núcleos devem ter caráter educacional e objetivar o estímulo ao desenvolvimento integral das crianças e dos adolescentes, de forma a favorecer a tomada de consciência de seu corpo, explorar seus limites, valorizar as suas potencialidades, trabalhar o espírito de solidariedade, de cooperação mútua e de respeito pelo coletivo.
-
Programa Segundo Tempo Padrão
O núcleo pode ser estabelecido em escolas ou em espaços comunitários (públicos ou privados). As atividades são desenvolvidas no contraturno escolar e os espaços físicos devem ser adequados às práticas corporais descritos na Proposta de Trabalho.
Cada núcleo deve atender 100 beneficiados organizados em 3 turmas com 35 alunos, no máximo.
-
Paradesporto
Configura-se com núcleo do programa: escolas, espaços comunitários ou instituições. Contudo, o interessado deve disponibilizar infraestrutura esportiva adequada para o desenvolvimento das atividades em entidades especializadas no atendimento a pessoa com deficiência, na escola e/ou em outros locais próximos (públicos ou privados) preferencialmente que não demandem transporte para o deslocamento dos beneficiados.
Serão atendidos 60 beneficiados por núcleo.Sugere-se que aproximadamente 70% sejam pessoas com deficiência e 30% sem deficiência.
Para o desenvolvimento das atividades o ensino das práticas corporais deverá considerar:
a) Os tipos de deficiências dos beneficiados (visual, auditiva, física, intelectual e outras);
b) A faixa etária dos beneficiados e se possível organizar as turmas por proximidade de idade;
c) Inclusão, a favorecer interação entre os beneficiados com e sem deficiência. Cada beneficiado deve participar das atividades 2 vezes na semana, com no mínimo de 3 horas diárias, ou 3 vezes na semana com 2 horas diárias de frequência.
-
Universitário
As atividades são desenvolvidas em espaços físicos adequados às práticas corporais de acordo com a indicação estabelecida na Proposta de Trabalho.
a) Quantidade de beneficiados por núcleo – 300 beneficiados, prioritariamente discentes.
b) Desenvolvimento das Atividades – no Programa Segundo Tempo Universitário organiza-se o ensino das práticas corporais de acordo com o interesse dos beneficiados. Para tanto, o professor após considerar quais são as práticas corporais que os beneficiados têm maior interesse deverá organizar seu Planejamento Pedagógico do Núcleo (PPN) contemplando uma ou mais práticas corporais.
c) Frequência: cada beneficiado deverá participar de dois encontros de 1h30min (cada um), duas vezes por semana. A definição dos horários e das atividades poderá ser flexível de acordo com a demanda e a disponibilidade de infraestrutura.
d) Turmas: devem ser organizadas com no máximo 60 alunos.
-
A quem se destina?
O público-alvo são crianças e adolescentes na faixa etária a partir de 6 anos.
-
Quem pode solicitar?
Entes públicos (governos de estado, prefeituras e instituições públicas de ensino superior).
-
Como pleitear?
Por meio de edital de chamamento público para concorrer ao programa. O recurso também pode ser pleiteado mediante indicação de emenda parlamentar.
-
Manuais e Diretrizes
» Diretrizes do Programa Segundo Tempo 2018
» Diretrizes do Programa Segundo Tempo Paradesporto 2018
» Diretrizes do Programa Segundo Tempo Universitário 2018
» Diretrizes do Programa Segundo Tempo - 2017
» Diretrizes do Programa Segundo Tempo - 2016
» Diretrizes do Programa Segundo Tempo - 2014
» Diretrizes do Programa Segundo Tempo - 2014 - Legados
» Diretrizes do Programa Segundo Tempo
Diretrizes dos Projetos Especiais