Notícias
Snear
Ministério e prefeitura inauguram pista de atletismo em Campo Grande
A capital de Mato Grosso do Sul passou a contar com mais um equipamento de ponta para a prática esportiva. Após passar por reforma, a pista de atletismo no Parque Ayrton Senna foi entregue nesta sexta-feira (07.02), em cerimônia que contou com o secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério da Cidadania, Emanuel Rego, o governador Reinaldo Azambuja, e o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad.
"Com este espaço, temos condições de atender atletas em diferentes níveis desde a iniciação até o alto rendimento. O projeto ganha importância e fica ainda mais interessante, quando vemos que ele será o local para diversos programas que vão manter viva essa instalação de excelência”, destacou Emanuel Rego.
O governo federal investiu R$ 6,9 milhões na reforma da pista, que tem padrão internacional e foi projetada para obter certificação classe 2 da IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo, na sigla em inglês). A pista tem 400 metros e oito raias, com piso emborrachado (foram aplicados 6,3 mil metros de lona emborrachada importada da Alemanha), além de iluminação específica.
"Juntamos os esforços, nossas energias e criamos uma parceria investindo em Campo Grande. E isso é essencial, porque o esporte é qualidade de vida, resgate dos jovens, autoestima, e prática saudável”, afirmou o governador Azambuja. “Estamos entregando a pista não apenas para recebermos eventos internacionais, mas principalmente para os campo-grandenses e para aqueles atletas de nossa cidade que desejam representar o nosso país em uma Olimpíada", completou o prefeito Marquinhos Trad.
- Foto: Prefeitura de Campo Grande / Divulgação
A estrutura conta com setores de saltos, arremessos e de lançamento, arquibancada com capacidade para 400 pessoas, além de prédio de 200 m², que funcionará como alojamento e vestiário. “Essa pista nos proporciona muita coisa, porque a gente treina na pista de carvão e nosso rendimento não é tão bom como vai ser aqui. Agora, minha mãe e minha família vão poder vir me assistir competir, porque é difícil eles viajarem para me ver. Nós estamos muito felizes e otimistas”, disse a atleta de lançamento de dardos, Bruna Vieira de Jesus.
Batizada de Professor Ervê Demétrio Calhão Silva, um dos fundadores da Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul, a pista fica disponível para toda a comunidade esportiva, de forma gratuita. “Quem conheceu o professor Ervê sabe tudo que eu estou sentindo e quase não tenho palavras para expressar o que estou vivendo. Quem teve oportunidade de conviver com ele, tenho certeza que foi contagiado pelo amor que ele tinha com o atletismo. E hoje ele vai ficar aqui eternizado nesta pista de atletismo. Seu maior sonho era que o nosso Estado tivesse uma pista oficial como essa”, declarou a viúva do professor, Valéria Calháo.
No plano de legado dos Jogos Rio 2016, foi projetado a construção e reforma de equipamentos esportivos como o de Campo Grande. Neste contexto, já foram entregues 37 pistas de atletismo de um total de 50 pelo país. O governo federal atualmente possui 13 contratos de repasse para obras de infraestrutura esportiva na capital sul mato-grossense, totalizando mais de R$ 15 milhões de investimentos.